terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Casco da P-55 atraca com sucesso em Rio Grande


SUPRG/DIVULGAÇÃO/JC
Estrutura vai permanecer no cais Sul antes de seguir para o dique seco para operações da Quip
Estrutura vai permanecer no cais Sul antes de seguir para o dique seco para operações da Quip
Ocasco da plataforma P-55 já se encontra atracado em Rio Grande. O processo de entrada no porto gaúcho se iniciou às 6h25min de ontem e a estrutura atracou no cais Sul do dique seco por volta das 14h. Inicialmente, o ingresso do casco estava previsto para domingo, mas houve um pequeno atraso e, como o procedimento precisa ser realizado com a luz do dia por motivos de segurança de navegação, a operação acabou sendo realizada na segunda-feira. A estrutura saiu do complexo industrial portuário de Suape, em Pernambuco, com o Rio Grande do Sul como destino no dia 22 de dezembro.

Muitas pessoas acordaram cedo e foram até os molhes que dão acesso ao porto para observar o ingresso do enorme complexo que possui um casco quadrado com 94,32 metros de lado e que será a maior plataforma semissubmersível brasileira. No cais Sul serão realizados alguns preparativos para que em meados de fevereiro o casco siga para o dique seco. Em Rio Grande, as obras da plataforma encomendada pela Petrobras serão desenvolvidas pela companhia Quip. Entre as ações que serão realizadas estão o acoplamento do deckbox (convés), as montagens de módulos, dos sistemas de geração, de processamento e exportação do óleo e gás, integração física dos sistemas e comissionamento final.

"A partir de agora, os desafios da Quip são ainda maiores", afirma o diretor-geral da companhia, Miguelangelo Thomé. Ele lembra que essa será a primeira plataforma semissubmersível realizada no Rio Grande do Sul e também pela primeira vez o dique seco de Rio Grande será utilizado em uma gigantesca operação de mating (união do casco com o deckbox). Será uma ação inédita no País e recordista mundial em elevação de peso (cerca de 17 mil toneladas, a mais de 40 metros) na indústria naval.

A P-55 terá capacidade diária para processar 180 mil barris de petróleo e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás. Pertencente ao Módulo 3 do Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos, a unidade ficará ancorada em profundidade de 1,8 mil metros e terá, no total, 18 poços a ela ligados, sendo 11 produtores e sete injetores de água. A exportação de óleo e gás natural da plataforma será realizada por dutos submarinos acoplados à unidade. O investimento previsto na concretização da plataforma é de cerca de US$ 1,65 bilhão e a expectativa é de que seja concluída ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário